cerv

Começa hoje a exposição Ídolos do Esporte no Instituto Cervantes de São Paulo.

Irwin Henry

Conhecido difusor da cultura hispânica e latino-americana,  assim como  do ensino da língua espanhola no mundo ,  o Instituto Cervantes  promove a exposição Ídolos do Esporte com obras de autoria da artista plástica espanhola Carmen Cámara.

2013-08-21-20-14-40.jpg

Photos: Irwin Henry

Composta por cerca de 100 retratos dos mais diversos esportistas  como Lionel Messi, Fernando Alonso, Felipe Massa, Ronaldinho Gaúcho , Rafael Nadal entre tantos outros grandes esportistas mundiais a obra, que já havia sido exposta em Brásilia, chega agora à São Paulo.
Carmen Cámara, artista plástica espanhola é graduada em Belas Artes pela Universidade Autônoma de Madri e pela Corcoran School of Art, Washington D.C. e já realizou mais de 20 exposições individuais e coletivas, possuindo obras em importantes coleções como as da Casa da Espanha, em Nova York, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Canon Espanha, em Madri, do Centro de Arte Caja de Burgos, em Burgos e em coleções particulares em diferentes países.

Do ponto de vista conceitual, a obra de Carmen Cámara  está inspirada na frase do filósofo inglês  Francis Bacon (1561-1626): “O homem é um Deus para o homem”. 
Em sua teoria dos ídolos da tribo, da caverna, do fórum e do teatro são os erros que impedem que o homem possa conhecer o mundo. O enunciado e o desenvolvimento desta teoria são a base para o desenvolvimento da obra da artista plástica. 
Segundo Carmen Cámara ``Os retratos de esportistas manifestando sua decepção ou alegria, são em realidade um reflexo de nós mesmos como sociedade, com todas as nossas conquistas e nossas frustrações. ‘’
Do ponto de vista visual, Carmen Cámara faz referência à instalação “48 retratos” do artista alemão Gerhard Richter, que representa uma galeria de homens ilustres do século XIX através da objetiva de sua câmera fotográfica.

 Irwin Henry (Brasil-Infos.com)
 

Cervantes

Photos Irwin Henry De gauche à droite Cônsul de l`Uruguay Tamara Guridi, son mari et le Cônsul du Peru Arturo Jarama

Cervantes

Photos Irwin Henry Le Cônsul d`Espagne Ricardo Martínez Vázquez

Cervantes

Photos Irwin Henry Le Cônsul du Paraguay Ramón Alberto Giménez

Cervantes

Photos Irwin Henry L`avocat Patrick Pavan

Cervantes

Photos Irwin Henry Attachée Denise del Carmo avec le Cônsul Ricardo Martínez Vázquez

Cervantes

Photos Irwin Henry Atachée Denise del Carmo, le Cônsul du Paraguay Ramón Alberto Giménez et le directeur de l`école Cervantes Jaime Pedrol

Cervantes

Photos Irwin Henry

Cervantes

Photos Irwin Henry

Cervantes

Photos Irwin Henry

Cervantes

Photos Irwin Henry